Visitantes

segunda-feira, 2 de maio de 2022

MUDANÇA



Estou de mudança.
Tijolos que me isolavam, cairão
a vidraça que me encarcerava,
ao chão
a luz há de penetrar pelos vãos
dos escombros.
Tudo eu guardava ali, meu pensar
meus devaneios
meus amados
e meus anseios
vistos a olho nu,
lágrimas e risos
emparelhados no mesmo baú.
Escorre de cada detalhe desse teto
sentimentos ambíguos
onde eu os colocava
com o olhar insone
em assomos de choro em secreto...
Na mudança, levo comigo
alguns versos truncados
incompleta poesia
o rolo compressor de herança.
Demolida a antiga moradia
com ela fragmentos meus
e dos dias, os segredos.
Liberto-me, enfim, desse degredo
tenho do que restou o que eu sou.
Nesse ínterim, vou encaixotando
pra mudança
o resumo intacto
de tudo o que mais versejei
dentro de mim...

Maria Lucia ( Centelha )

18 comentários:

  1. Lindo demais,Maria Lucia!
    Mudanças fazem bem e levar apenas o que nos faz bem...beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disseste tudo , Chica querida. Grata pela presença sempre esperada por mim.
      Beijinhos.

      Excluir
  2. Respostas
    1. E eu agradeço, Ricardo, sua visita sempre esperada por mim.
      Beijinhos.

      Excluir
  3. Que lindo, Lúcia!
    As vezes Mudanças são necessárias para nossa evolução e para o nosso próprio bem.

    Tenha um feliz mês de Maio
    e uma boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim querida Fatyma. No momento talvez não a compreendamos, mas depois , sim.
      Grata pela presença sempre esperada por mim.
      Beijinhos.

      Excluir
  4. As mudanças são sempre uma viragem! ;) Amei o poema!
    -
    Não adianta contrariar o coração...

    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cidalia!! Grata pela presença sempre esperada por mim.
      Beijinhos.

      Excluir
  5. Que bela transfiguração da realidade, Maria Lúcia. E já se depreende que qualquer tentativa de esquecimento será inútil, a “velha casa” está tatuada no coração. E o poema, tão belo, o demonstra o quanto fica e o quanto se leva.
    Beijos, Maria Lúcia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a realidade tem hoje, dez anos, querido poeta. Se deu exatamente como diz o poema. De lá pra cá um grande aprendizado: o desapego. Suas palavras me fez um bem enorme José Carlos. Sua percepção é fantástica. Grata.
      Beijos , poeta.

      Excluir
  6. Boas mudanças, no meu caso só precisaria de 2 caixas :) sou muito minimalista
    Beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente duas caixas??? Risos . Ah , não sou acumuladora , mas....... ( risos)
      Beijão amigo Francisco!!

      Excluir
  7. Fantástico poema, querida amiga Lucia!
    Por vezes temos que nos reenventar, nos transfigurar, despirmo-nos de nós, e renascer, para voarmos em busca de novos horizontes, onde possamos renascer de novo.

    Parabéns, pela inspiração!

    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos carinhosos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois que as circunstâncias da vida me ensinou a reiventar-me, e renascer. O poema é sobre uma mudança real, que se deu há dez anos, caro poeta.
      Gratidão pelas palavras acertadas.
      Beijo pra ti..

      Excluir
  8. Boa noite, tive que mudar de blog para trazer meu grupo do face para a blogosfera. Peço que venhas conhecer e me siga. Bjs
    https://botecodasletras2.blogspot.com/
    Gostei muito do teu aconchegante espaço, já te sigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeanne, que bom que veio e gostou. Irei te visitar e seguir. Abraços

      Excluir
  9. Boa tarde Maria Lúcia
    Há mudanças que são essenciais!
    Acho que no baú reservamos e conservamos as mais importantes.
    Gostei do Poema.
    Abençoada semana, com saúde e harmonia!
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens toda a razão, Piedade. Por isso , o baú consta no poema, e na minha vida.
      Grata querida.

      Excluir

Que bom que veio!!
Sinto-me grata e feliz por isso!
Graças a um poder imortal a poesia se solta da palavra e se desmancha na alma de quem a recebe