Visitantes

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

TEMPORAL PODER


               Pintura à oleo. Autor: Paulrommer 


Esses dias me estrangulam.

Não creio (im)possível ao desamor abafar

esse urro demente à minha frente…


Uma teia!!


a loucura se agiganta

e entorna aberrações
 
de seres concebidos 

na forma humana.


O orbe se sacode e se incendeia.

Por ora, não vejo um aceno de luz 

no mistério entre deus e o diabo

que me aponte uma palavra ponte

que não me desaponte


nessa conexão de in-versos

irracional nó entre nós

de um duelo milenar - o Bem e o Mal.


Estou do outro lado

a me situar em nau perdida

ao desamparo.


Observo o poder temporal e vil

por sobre esses riscos desiguais

do mapa múndi,

onde se desenha o meu Brasil.



Maria Lucia (Centelha ) 


30 comentários:

  1. Profunda e tão linda tua poesia,Maria Lucia! Que bom te ver novamente.Estavas sumidinha? beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata querida Chica. Saudades de ti, de tuas palavras sempre aconchegantes . Um beijo.

      Excluir
  2. Todos temos dias assim, nostálgicos. Poema deslumbrante que muito gostei de ler. O meu elogio

    Já tinha saudades suas...
    .
    Poéticos e cordiais cumprimentos.
    .
    Poema: “”Rebelde Juventude””…
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também eu sentia saudades tuas , poeta. Não me sentia bem para escrever . Meu pais virou de pernas pro ar, e eu junto. Grata pelo carinho de sempre. Um beijo.

      Excluir
  3. O meu comentário desapareceu. Que pena, Belo poema

    ResponderExcluir
  4. Bom dia de paz, querida amiga maria Lúcia!
    que me aponte uma palavra ponte
    que não me desaponte

    Estamos vivendo um tempo estranho demais no Brasil, sem sabermos onde vamos parar.. Oxalá tudo tenha um bom termo!
    Seu poema é forte demais, coo o tempo que vivemos.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tempo de transição amada Roselia. Após o caos, luminosidade do bem , se fará. Gratidão por teu carinho e por teu chamado lá no Instagram. Beijo carinhoso.

      Excluir
  5. Um poema excelente. Muito obrigada pela partilha!!
    .
    A melancolia é nefasta ...
    .
    Beijos. Boa tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata minha querida pela vinda e pelo carinho de sempre.
      Um beijo carinhoso

      Excluir
  6. Recuerda que pase lo que pase siempre tienes tu poesía que conmueve de todas maneras, amiga, sea la temática que sea.

    Abrazo até vocé. De corazón.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta querido , grata por suas palavras . Teu carinho eu retribuo.
      Beijos , muitos

      Excluir
  7. Olá Maria Lúcia!...!!

    Li atentamente o teu poema... e vou deixar-te um excerto de um grande Poeta português, Manuel Alegre:

    "Mesmo na noite mais triste
    em tempo de servidão
    há sempre alguém que resiste
    há sempre alguém que diz não!"

    Espero sinceramente que o Brasil reencontre o seu caminho de Paz; Ordem e Progresso!
    Um grande e fraterno abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado poeta, sua percepção do momento atual do meu Brasil , me emociona. Seu carinho , e olhar generoso em minha direção, me toca a alma. A poesia que me deixas é forte e autêntica em seu sentido. Também eu como patriota fervorosa , luto para que meus irmãos brasileiros não desanimem , não percam a esperança de caminho de paz. Te amo, poeta.
      Um grande e fraterno abraço.

      Excluir
  8. O mundo está doente querido poeta, espero que seja um diagnóstico terminal para nós, sempre nos sustenta a esperança de uma evolução para tempos melhores, sem tanta desigualdade, inveja, ambição e violência. Eu amo seu país.

    Um abraço cúmplice e afetuoso para você.

    Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty querida, sim, o mundo está doente, e a percepção me diz que a humanidade está vivendo uma transição de mundo inferior , para superior daqui a algum tempo. Por isso tantos absurdos acontecendo.
      Agradeço de coração seu comentário. Beijo carinhoso.

      Excluir
  9. Nenhum país pode viver sem lei nem ordem. Na bandeira do Brasil lê-se a legenda "Ordem e Progresso", tão mal tratada ultimamente por atos de puro vandalismo.
    Que tudo se normalize para bem de todos.
    É bom tê-la de volta.
    Abraço, Maria Lúcia.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  10. Grata por sua visita, e por seus bons votos ao meu País, amigo Juvenal. Não sei quais tipos de notícias sobre o vandalismo chegou até tu, mas creia, por favor, não foram os patriotas manifestantes, pacíficos em frente aos Quartéis. É preciso dizer o óbvio: ninguém conseguiria invadir prédios na praça dos 3 Poderes, se não fosse EXATAMENTE isso que sistema desejasse."
    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Agradecida Poetisa do Sertão pela visita e comentário. Beijo carinhoso.

      Excluir
  12. El mundo está descontrolado. El clima se calienta de manera infernal, y no hay gobierno para el desastre. Un abrazo. Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo treme e se agita. A humanidade ainda não aprendeu a amar .... Grata , amigo poeta.
      Um beijo carinhoso

      Excluir
  13. Que bom ver você aqui, de novo Lúcia.
    Tempos difíceis estamos vivenciando e impossível não nos envolver
    emocionalmente .A saúde mental nessa hora é importante cuidar,porque nada mais nos compete.Por isso,faça o que sabe tão bem _ escreva !
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis querida eu que te digo, bom , muito bom te ver por aqui , lendo e comentando. Tens toda a razão. É preciso cuidar da saúde mental, porque o envolvimento com questões que não estão sob o nosso controle, destrabelha as emoções por completo. Gratidão por suas palavras sempre bem vindas. Um beijo carinhoso

      Excluir
  14. Querida Maria,
    Que bom vê-la de volta ao blog.
    Acredito que vivemos tempos de extrema intolerância aqui no Brasil, nada é respeitado, nem as opiniões de cada um, muito menos as instituições. Cada pessoa tem a sua maneira de enxergar a vida, as suas convicções e isso não cabe ser questionado. Opiniões divergentes fazem parte da democracia tão judiada aqui no Brasil, o que não podemos aceitar é a violência de criminosos que vimos em Brasília e certamente com a conivência de parte das forças armadas e militares, uma vergonha sem precedentes no Brasil. Que sejam duramente punidos todos os terroristas que lá estiveram para vandalizar e cometer atos de violência, esse país precisa mudar e esse é o momento. Mais amor, chega de ódio!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela vinda e pelo comentário, amigo Aécio. Concordo contigo, exceto no que disse que "esse é o momento", porque esse momento ainda não é o do amor, mas o da separação do joio do trigo, das máscaras caindo, da verdade sendo revelada. Esse momento é o ápice que anuncia o caos, de uma disputa entre globalismo e comunismo para assaltar o País. Não pode ser da VIDA e do AMOR, um presidente favorável à interrupção da gravidez, que indicou uma ministra totalmente a favor a fim de fazer aprovar uma lei do aborto, crime de incapaz, com a visão de que se trata de "saúde publica". Não, esse não é bom momento , e nem o amor venceu. O inverso sim.

      Excluir
    2. Minha amiga, vi a sua resposta e só queria fazer uma observação, independente da opinião do presidente ou da sua ministra eles não tem poder de modificar uma lei, isso é só poder legislativo que pode alterar depois de aprovada e muita coisa que circula por redes sociais é falso, temos que prestar muita atenção e checar a informação. Outra coisa enganosa é referente ao Brasil virar um país comunista, isso é uma balela que o presidente anterior que pregava o ódio quis que as pessoas acreditassem e a mudança já começou sim em nosso país e graças a Deus. Um exemplo bem claro e recente está sendo a ajuda humanitária aos índios yanomamis que estavam numa situação degradante e de total abandono pelo governo anterior, passando fome, sem atendimento médico e sem poder pedir ajuda por conta de suas terras invadidas por garimpeiros criminosos. Mas como disse anteriormente a democracia nos permite ter visões opostas e acredito que todo brasileiro quer um país melhor e que todas as pessoas tenham oportunidades e uma vida digna, quem for contrário a isso está no caminho errado e sem volta. Agora é hora de todos se unirem para ajudar o novo governo e cobrar sempre que necessário, o que não podemos é atentar contra a democracia e condenar um governo que só está começando.
      Um abraço

      Excluir
    3. Acredito em sua boa vontade e bom caráter, Alécio, e louvo a sua intenção e disposição para um Brasil melhor. Também é assim, comigo. Grata por sua visita . Um abraço.

      Responder

      Excluir
  15. Olá, Lucia,
    Poema forte e intenso. Que reflete sem dúvida, a intolerância e desrespeito que prolifera nesse grande país que é o Brasil. Esperemos que o bom sendo e sanidade mental, impere nas mentes mais perturbadas, para que a paz e harmonia singrem, para o bem de todos os brasileiros.

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos carinhosos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que bom que veio!!
Sinto-me grata e feliz por isso!
Graças a um poder imortal a poesia se solta da palavra e se desmancha na alma de quem a recebe